
ARQUIVOLOGIA(ESCRIVÃO PF)
02/10/2013 06:50
GABARITO: Certo
COMENTÁRIO: CONARQ é vinculado ao arquivo nacional do ministério da justiça que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, sendo o órgão central do sistema nacional de arquivos, exerce função normativa visando à gestão documental e proteção especial dos documentos de arquivo.
Questão
O princípio arquivístico fundamental para a organização dos documentos é o princípio temático, também conhecido como princípio da pertinência.
GABARITO: Errada
COMENTÁRIO: classificação é a base para a gestão de documentos. O princípio da proveniência é o princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo é produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família e não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos. Como função arquivística, a classificação pode ser considerada a espinha dorsal da gestão. Princípio da pertinência segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático. A classificação está fundamentada no princípio de proveniência e no princípio da ordem original. Por definição, a classificação é uma “sequência de operações que, de acordo com as diferentes estruturas, funções e atividades da entidade produtora, visam a distribuir os documentos de um arquivo”, de acordo com o dicionário de terminologia arquivística.
Questão
A gestão de documentos reconhecida inclusive na legislação arquivística brasileira, visa garantir…
GABARITO: Certo
COMENTÁRIO: lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991.
Art. 3º considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Questão
Em algumas situações, os documentos de arquivo precisam passar por vários setores da instituição, onde são tomadas decisões com relação ao tema do documento.
GABARITO: Certo
COMENTÁRIO: dicionário brasileiro de terminologia arquivística.
Tramitação é o curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Também chamado movimentação ou trâmite
Questão
Os documentos de arquivo, após cumprirem o prazo de guarda nos arquivos correntes, devem ser transferidos para o arquivo permanente
GABARITO: Errado
COMENTÁRIO: dicionário brasileiro de terminologia arquivística:
Transferência é a passagem de documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário.
Recolhimento é a entrada de documentos públicos em arquivos permanentes, com competência formalmente estabelecida ou a operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.
Questão
O instrumento elaborado para a classificação dos documentos de arquivo é o plano de destinação de documentos.
GABARITO: Errado
COMENTÁRIO: dicionário brasileiro de terminologia arquivística
Plano de destinação é o esquema no qual se fixa a destinação dos documentos e classificação é a organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo. Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo atribuir códigos.
Questão
A organização de documentos de arquivo envolve a classificação, a ordenação e o arquivamento.
Gabarito: errado
Comentário: o correto arquivamento dos documentos deve fazer com que o arquivista obedeça a uma sequência de etapas que são vencidas uma após a outra sem que se perceba onde se iniciam ou terminam. São elas: inspeção, estudo, classificação, codificação, ordenação e guarda dos documentos (arquivamento propriamente dito)
Questão
Definir a destinação final de determinado documento de arquivo é estabelecer o seu prazo de guarda nos arquivos corrente e intermediário.
Gabarito: errado
Comentário: nos arquivos correntes e intermediários os documentos cumprem seus prazos de guarda e a destinação final – eliminação ou guarda permanente. Destinação é a decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. A tabela de temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.
Questão
O departamento de polícia federal deve utilizar a tabela de temporalidade de documentos de arquivo elaborada pelo conselho nacional de arquivos, para avaliar…
Gabarito: errado
Comentário: cpad = comissão permanente de avaliação de documentos ou comissão de análise de documentos – é quem elabora a tabela de temporalidade. O conarq é um órgão colegiado, vinculado ao arquivo nacional do ministério da justiça, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivo públicos e privados, exerce orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial dos documentos de arquivo.
Questão
Para preservar e conservar documentos de arquivo é necessário desenvolver ações nos momentos de produção, de tramitação, de acondicionamento e de armazenamento físico, independentemente do suporte documental utilizado.
Gabarito: certo
Comentário: as estratégias de preservação de documentos arquivísticos devem ser selecionadas com base em sua capacidade de manter as características desses documentos e na avaliação custo-benefício. Podem incluir monitoramento e controle ambiental, restrições de acesso, cuidados no manuseio direto e obtenção de suportes e materiais mais duráveis.
Questão
A principal medida para preservar documentos em suporte papel é a encapsulação.
Gabarito: errado
Comentário: encapsulação é um processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas. É considerado um dos métodos mais modernos no processo de restauração de documentos.
Laminação ou veladura é o processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas. É o método que mais se aproxima do ideal.
Questão
Deve ser previsto espaço para o armazenamento separado dos diversos suportes documentais nas áreas de depósito de documentos de arquivo.
Gabarito: certo
Comentário: arquivos especiais merecem tratamento especial não apenas no seu armazenamento, como também no registro, acondicionamento, controle e conservação.
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